Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, Curitiba foi o centro das discussões sobre o Direito Processual brasileiro, recebendo a 15ª edição das Jornadas Brasileiras de Direito Processual. O evento, que é uma das principais referências na área e acontece há cada dois anos, teve como tema central o “Sistema Brasileiro de Precedentes”, uma homenagem especial aos renomados professores Luiz Guilherme Marinoni e Teresa Arruda Alvim, ambos ícones do direito processual no Brasil.
A programação das Jornadas contou com três dias intensos de debates e painéis, realizados em sete salas simultâneas. As discussões foram voltadas para temas atuais e relevantes do direito processual, incluindo o impacto dos precedentes no sistema jurídico e o papel do juiz na consolidação de jurisprudência. Renomados professores do Brasil e de outras partes do mundo marcaram presença no evento, ao lado de juristas, advogados e estudantes, que participaram ativamente dos debates e atividades propostas.
A advogada Estefânia Viveiros, sócia do escritório Viveiro Advogados, participou como painelista convidada e palestrou sobre honorários sucumbenciais, tema que está sendo debatido no STF e STJ.
“O evento foi de alto nível, com grandes nomes do Brasil e representantes da Itália e da América do Sul. Também foi uma oportunidade para aplaudir mais uma vez a Dra. Teresa Arruda Alvim, ess grande advogada e professora de Processo Civil, a quem tive a honra de ter como professora e orientadora no meu doutorado na PUC-SP. Foram cinco anos de uma relação muito próxima em razão do trabalho da Tese, em que produzi 300 laudas de direito material no processo Civil”, afirma Estefânia.